Ouvidoria do Ministério Público Federal
A Ouvidoria é dirigida à promoção da qualidade das atividades desempenhadas pelos órgãos, membros, servidores e serviços auxiliares do Ministério Público Federal, bem como ao fomento da participação dos cidadãos e cidadãs, de organismos da sociedade civil e de outras entidades na instituição.
A Ouvidoria do Ministério Público Federal recebe representações, reclamações, críticas, sugestões e elogios sobre o atendimento e os serviços prestados por todas as unidades do MPF, além de questões relacionadas à estrutura da instituição, seus membros e servidores. A Portaria PGR/MPF nº 519, de 30 de agosto de 2012 dispõe sobre sua criação e implantação.
Busca contribuir para a transparência, a eficácia, a economicidade, a efetividade, a presteza e o compromisso público nas atividades do MPF. Qualquer cidadão pode enviar demandas ao setor, que é responsável por encaminhar internamente o pedido para que providências sejam tomadas. O formulário para manifestações é acessível a pessoas com deficiência visual, podendo ser acessado automaticamente via softwares de sistema de voz.